domingo, 11 de novembro de 2012

TANGRAM - O QUE É E COMO SURGIU



O que é Tangran e como surgiu?

O Tangran é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio.
As sete peças formam um quadrado. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa "Sete Peças da Sabedoria" e seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
Hoje, o Tangran é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia.
Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, ele se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito raciocínio lógico.

 
 Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangran a principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangran diz que no século XII um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar pelo mundo e anotar tudo que visse de belo e depois voltasse. O discípulo ficou tão emocionado com a tarefa que deixou cair o quadrado de porcelana partindo-o em 7 pedaços. O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, percebeu uma imensidão de belas e conhecidas figuras feitas a partir das 7 peças. Assim, percebeu que não precisava mais correr o mundo, pois tudo que era belo poderia ser formado pelas 7 peças do Tangran.


 

Além do aspecto lúdico do jogo, o Tangran pode ser explorado no ensino da Matemática. Ele pode ser utilizado em diferentes conteúdos como área, perímetro, razão, proporção, fração, multiplicação, divisão, semelhança, simetrias, transformações isométricas, etc.
Pode ser explorado também em interdisciplinaridade com as Ciências, Artes e História. São inúmeras as possibilidades exploratórias do Tangran utilizando-se de material concreto de manipulação. No entanto, o uso do ambiente computacional pode ampliar ainda mais as potencialidades pedagógicas do Tangran.

Com as peças do Tangran pode-se, dentre outras possibilidades, explorar: 
- a identificação, comparação, descrição, classificação e representação de figuras geométricas planas; 
- as transformações geométricas, através de composição e decomposição de figuras planas; 
- a equivalência de áreas; 
- a aplicação do Teorema de Pitágoras.

Além disso, com as sete peças desse quebra-cabeça é possível montar cerca de 1700 figuras dentre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e outros, tornando-o um material pedagógico bastante atraente.

Vídeo que pode ser visto com os alunos, conta a história da Lenda do Tangram e mostra como montar um tangram usando papel.



BIBLIOGRAFIA
·          http://nanareyseducacao.blogspot.com.br/2011/07/tangram-em-sala-de-aula.html
·          http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/atividades-com-o-tangram.html 
·          http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram





 



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