O que é Tangran e como surgiu?
O Tangran é um quebra-cabeça chinês
formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles
congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e
um triângulo isósceles médio.
As sete peças formam um quadrado. Surgiu
há mais de 2000 anos e seu nome original, "Tchi Tchiao Pan", significa
"Sete Peças da Sabedoria" e seu objetivo é conseguir montar uma
determinada forma, usando as sete peças.
Hoje, o Tangran é utilizado por todo o
mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática,
psicologia e, principalmente, na pedagogia.
Apesar de passar uma simplicidade no
manuseio, ele se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito
raciocínio lógico.
Existem várias lendas sobre o surgimento
do Tangran a principal e mais difundida a respeito do surgimento do Tangran diz
que no século XII um monge taoísta deu ao seu discípulo um quadrado de
porcelana, um rolo de papel de arroz, pincel e tintas e disse para ele viajar
pelo mundo e anotar tudo que visse de belo e depois voltasse. O discípulo ficou
tão emocionado com a tarefa que deixou cair o quadrado de porcelana partindo-o
em 7 pedaços. O discípulo, tentando reproduzir o quadrado, percebeu uma
imensidão de belas e conhecidas figuras feitas a partir das 7 peças. Assim,
percebeu que não precisava mais correr o mundo, pois tudo que era belo poderia
ser formado pelas 7 peças do Tangran.
Além do aspecto lúdico do jogo, o Tangran
pode ser explorado no ensino da Matemática. Ele pode ser utilizado em
diferentes conteúdos como área, perímetro, razão, proporção, fração,
multiplicação, divisão, semelhança, simetrias, transformações isométricas, etc.
Pode ser explorado também em interdisciplinaridade
com as Ciências, Artes e História. São inúmeras as possibilidades exploratórias
do Tangran utilizando-se de material concreto de manipulação. No entanto, o uso
do ambiente computacional pode ampliar ainda mais as potencialidades
pedagógicas do Tangran.
Com as peças do Tangran pode-se, dentre
outras possibilidades, explorar:
- a identificação, comparação, descrição,
classificação e representação de figuras geométricas planas;
- as transformações geométricas, através
de composição e decomposição de figuras planas;
- a equivalência de áreas;
- a aplicação do Teorema de Pitágoras.
Além disso, com as sete peças desse
quebra-cabeça é possível montar cerca de 1700 figuras dentre animais, plantas,
pessoas, objetos, letras, números e outros, tornando-o um material pedagógico
bastante atraente.
Vídeo que pode ser visto com os alunos, conta a história da Lenda do Tangram e mostra como montar um tangram usando papel.
BIBLIOGRAFIA
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http://nanareyseducacao.blogspot.com.br/2011/07/tangram-em-sala-de-aula.html
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http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2011/07/atividades-com-o-tangram.html
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http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram
Tangram.. está escrito com n (tangran)
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