A matemática está presente em diversas
situações do dia-a-dia, e a criança como parte integrante da sociedade precisa
aprender a lidar com todas elas.
As atividades em sala de aula também
devem ser pensadas neste sentido, podemos então citar que a criança encontra a
matemática em pelo menos cinco circunstâncias:
·
Fazendo compras
(preço, valor da compra, desconto, acréscimo, quantidade, etc.);
·
Olhando as horas
(hora, minuto, segundo, sequência, ordem, etc.);
·
Jogando
(pontuação, comparação, ordenação, etc.);
·
Fazendo esporte
(placar, pontuação, sequência, etc.);
·
Vendo televisão
(ordenação, sequência, posição ordinal, etc.);
·
Criando listas
(ordenação);
·
Utilizando o
banco (crédito, débito, porcentagem, etc.).
E analisando essas situações, segue
abaixo uma atividade que envolve a matemática tratando-se das horas.
ATIVIDADE: A criança e o relógio
ANO: 3º ano do Ensino Fundamental
PROCEDIMENTO: Etapa 01
- Análise do conhecimento prévio, exposição do conteúdo e esclarecimento de
dúvidas.
Etapa
02 - Montar juntamente com os alunos
um relógio de papel, para eles perceberem como funciona e para que serve cada
ponteiro, número e “palitinhos” existentes no relógio.
Etapa
03 - Após o término da confecção do
relógio, as fichas de atividades servem como exercício de fixação. Estas devem
ser utilizadas em diversas aulas e dias diferentes, para garantir o
entendimento e absorção significativa do aprendizado.
Cada etapa deverá ocorrer em uma aula
diferente.
FICHA 01
FICHA 02
FICHA 03
FICHA 04
BIBLIOGRAFIA
- http://cantinhodadezinha.blogspot.com.br/2011/09/atividades-de-matematica-horas.html
- http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/medindo-tempo.htm
- http://educador.brasilescola.com/orientacoes/trabalhando-sobre-tempo.htm
- http://www.smartkids.com.br/html/horas.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário