Jogos e brincadeiras para enriquecer as aulas de Matemática
Jogo das
fichas
Material: fichas com continhas.
Como jogar: A classe será dividida em 2 grupos. Um
aluno apresentará uma ficha com o fato e outro aluno falará o resultado. Quem
errar terá que pagar prenda, cantar, fazer imitação, recitar, etc. Um aluno de
cada grupo irá marcando no quadro de acertos. Será vencedor o grupo que
conseguir maior número de acertos.
Pescaria
das continhas
Material: 1 caixote com areia ou serragem, cartões
em formato de peixes com os fatos da adição.
Cada criança, na sua vez, retira o peixinho, fala o
fato e a resposta. Se acertar, guarda o peixinho para si. No final, quem tiver
mais peixes, vence.
Feirinha
dos fatos
Material: 24 cartões com formato de frutas com os
fatos da adição.
24 cartões com os resultados também com formato de
frutas.
Como jogar: 4 jogadores. Cada criança
recebe 6 cartões com os fatos. Os demais cartões com os resultados dos fatos
ficando sobre a mesa com a face para baixo. Na sua vez de jogar, a criança vira
um cartão e vê se é o resultado de algum fato que está com ela. Se acertar, ela
fica com o cartão. Se errar, devolve, colocando-o de volta ao cesto da mesa.
Sacolinha
de fatos
Material: cartões com os fatos em nível dos alunos
e sacola.
Como jogar: 4 a 6 jogadores ou turma dividida em equipes. Cada
criança sorteia um cartão e fala o resultado. Se ela acertar, guarda o cartão
consigo. Se errar, coloca o cartão novamente na sacola. Será vencedor o aluno
que ficar com maior número de cartões.
Jogo de bingo:
Material: cartela, lápis, 100 fichinhas numeradas
de 100 a
199 e grãos de feijão.
Modo de jogar: Escolha 9 números de 100 a 199 e escreva-os na
cartela. Ao sortear o número o professor trabalhará da seguinte forma: É o
sucessor de 101. É o antecessor de 151. É formado por 1 centena, 3
dezenas e 7 unidades. É o resultado de 100 + 50. Enfim, criar diferentes
desafios para que os alunos resolvam...
Cruzadinha
numérica
Jogo para ser realizado em dupla para que os alunos
troquem idéias sobre a forma correta de escrever por extenso cada número
pedido. Chamar diferentes alunos para completarem a cruzadinha na lousa.
Desafio
dos numerais
Material: 1 trilha, um dado e fichas com desafios.
Modo de jogar: Formar grupos de 2 jogadores. O
aluno deverá jogar o dado, andar o número de casas indicadas e responder as
perguntas que corresponda ao número de casas em que cair. Se o aluno responder
certo ele permanecerá no lugar. Se ele errar, volta para onde estava e passa a
vez para outro jogador. Ganha quem chegar primeiro.
Jogando boliche
Material: 10 garrafas plásticas do mesmo tamanho e
2 bolas.
Coloquem as garrafas em forma de triângulo, contem
cinco passos a partir do triângulo e tracem uma linha no chão. Coloquem-se
atrás da linha e joguem a bola em direção às garrafas, na tentativa de
derrubá-las. Cada um deve jogar as duas bolas, uma de cada vez, e depois contar
a quantidade de garrafas que derrubou, que corresponde ao número de pontos do
jogador.
Jogo das
dúzias
Material: 3 cartelas do jogo para cada grupo, saco
plástico com fichas de cores variadas, saco com numerais de 1 a 3.
Desenvolvimento: Sala dividida em grupos de três
alunos. Cada grupo escolhe uma cor diferente dos demais e escreve o nome dela
na sua cartela. Primeiramente o professor retira do saco uma ficha colorida e
mostra a cor sorteada. Em seguida, sorteia o numeral e fala em voz alta. O
grupo que estiver com a cor sorteada deverá colorir a quantidade de ovinhos ao
numeral lido.A brincadeira segue da mesma forma até que um grupo se manifeste
gritando – Dúzia colorida ! Os grupos deverão estar atentos à quantidades de ovos
a ser colorida (12 unidades), caso contrário perderão o jogo. Vencerá o grupo
que conseguir primeiro 1 dúzia de ovinhos nas cartelas.
Referência Bibliográfica
·
Batituci, Graça e González, Conceição. A
maneira Lúdica de Ensinar 1a série. Editora Fapi.
2000.
·
Pereira, Rosimere de Souza. No mundo da
alfabetização. Editora Fapi. 2001.
·
Pereira, Rosimere de Souza. No mundo da
alfabetização – 7 anos. Editora Fapi. 2003.
·
Pinto, Gerusa Rodrigues e Lima, Regina Célia
Villaça. O dia-a-dia do professor – 1a e 2a séries.
Editora Fapi.
·
Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredo
- Coleção Dó-Ré-Mi. Editora Iemar.
·
Radespiel, Maria. Alfabetização sem segredo
- Coleção Trem da alegria. Editora Iemar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário