RESENHA A CRIANÇA E O NÚMERO
KAMII, Constance. A Criança e o número: implicações
da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas,
SP: Papirus, 1990.
Neste livro, Kamii utiliza como
referência para construção de sua obra os estudos realizados por Piaget em
diferentes faixas etárias, e com isso justifica sua obra e leva a reflexão
sobre o significado de ensinar e desenvolver o número nas crianças.
O texto descreve o ciclo de construção do
conceito de número pela criança, até o estágio que Piaget nomeia de
reversibilidade, onde a criança consegue fazer e desfazer o cálculo
mentalmente, compreendendo e internalizando todo o processo e utilizando de
forma correta e coerente para cada situação.
O processo de construção é citado como base
de toda utilização numérica pela criança daquele momento em diante e é
primordial ocorrer em sua ordem para que o estágio mais avançado seja
alcançado, partindo da seriação, classificação e correspondência termo a termo
e avançando até a obtenção da reversibilidade.
O segundo capitulo trata sobre a educação
autônoma do aluno, onde leva a percepção do educador quanto à necessidade da
formação do aluno crítico, reflexivo, questionador e autônomo, pois a
curiosidade natural à criança já tem e deve ser utilizada como ponto de partida
para a aprendizagem de algo novo.
O meio ambiente relacionado à aquisição
de conhecimento pelo aluno também é um fator que para Kamii interfere tanto na
parte positiva quanto na negativa e por isso deve ser observada pelo educador
tendo em vista o desenvolvimento cognitivo do aluno.
A autora ainda apresenta os recursos
didáticos que podem ser usado a favor dos números, como os jogos, as
brincadeiras, os livros, as calculadoras e os computadores, e a importância
destes para a utilização em sala de aula.
“Os
jogos são atividades tão prazerosas e interessantes, por que não os trazer para
a sala de aula e, assim, substituir as antigas atividades em folhas
intermináveis que tornavam a aprendizagem um tédio? Trazendo o jogo para dentro
da sala de aula, estaremos tornando a educação mais compatível com o
desenvolvimento natural das crianças, ou seja, contribuiremos, para que a
aprendizagem escolar seja relevante para o desenvolvimento.” (Constance Kamii).
Percebe-se através desta obra, que usa uma linguagem textual simples e
de fácil compreensão, que a criança não compreende a grandiosidade do uso dos
números apenas contando e repetindo uma sequência, mas sim com um trabalho que
a leve a perceber o verdadeiro sentido e utilidade dos números, aprendendo de
uma forma prazerosa e que estimule seu desenvolvimento e raciocínio de forma
significativa, além de dar embasamento teórico sobre a prática do trabalho com
os números frente à sala de aula.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
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http://andersonhigo.blogspot.com.br/2009/06/resenha-crianca-e-o-numero.html
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Resenha feita
por Danielle Lopes da Silva
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Resenha feita
por Priscila Monteiro
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