domingo, 11 de novembro de 2012

A CRIANÇA E O NÚMERO





RESENHA A CRIANÇA E O NÚMERO

KAMII, Constance. A Criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, SP: Papirus, 1990.

Neste livro, Kamii utiliza como referência para construção de sua obra os estudos realizados por Piaget em diferentes faixas etárias, e com isso justifica sua obra e leva a reflexão sobre o significado de ensinar e desenvolver o número nas crianças.
O texto descreve o ciclo de construção do conceito de número pela criança, até o estágio que Piaget nomeia de reversibilidade, onde a criança consegue fazer e desfazer o cálculo mentalmente, compreendendo e internalizando todo o processo e utilizando de forma correta e coerente para cada situação.
O processo de construção é citado como base de toda utilização numérica pela criança daquele momento em diante e é primordial ocorrer em sua ordem para que o estágio mais avançado seja alcançado, partindo da seriação, classificação e correspondência termo a termo e avançando até a obtenção da reversibilidade.
O segundo capitulo trata sobre a educação autônoma do aluno, onde leva a percepção do educador quanto à necessidade da formação do aluno crítico, reflexivo, questionador e autônomo, pois a curiosidade natural à criança já tem e deve ser utilizada como ponto de partida para a aprendizagem de algo novo.
O meio ambiente relacionado à aquisição de conhecimento pelo aluno também é um fator que para Kamii interfere tanto na parte positiva quanto na negativa e por isso deve ser observada pelo educador tendo em vista o desenvolvimento cognitivo do aluno.
A autora ainda apresenta os recursos didáticos que podem ser usado a favor dos números, como os jogos, as brincadeiras, os livros, as calculadoras e os computadores, e a importância destes para a utilização em sala de aula.

“Os jogos são atividades tão prazerosas e interessantes, por que não os trazer para a sala de aula e, assim, substituir as antigas atividades em folhas intermináveis que tornavam a aprendizagem um tédio? Trazendo o jogo para dentro da sala de aula, estaremos tornando a educação mais compatível com o desenvolvimento natural das crianças, ou seja, contribuiremos, para que a aprendizagem escolar seja relevante para o desenvolvimento.” (Constance Kamii).

Percebe-se através desta obra, que usa uma linguagem textual simples e de fácil compreensão, que a criança não compreende a grandiosidade do uso dos números apenas contando e repetindo uma sequência, mas sim com um trabalho que a leve a perceber o verdadeiro sentido e utilidade dos números, aprendendo de uma forma prazerosa e que estimule seu desenvolvimento e raciocínio de forma significativa, além de dar embasamento teórico sobre a prática do trabalho com os números frente à sala de aula.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
·        http://andersonhigo.blogspot.com.br/2009/06/resenha-crianca-e-o-numero.html
·        Resenha feita por Danielle Lopes da Silva
·        Resenha feita por Priscila Monteiro

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