ATIVIDADE COM ÁBACO – SOMANDO E SUBTRAINDO
Faixa etária: 8 anos
Objetivo:
* Reconhecer a diferença entre adição e subtração;
*Explorar momentos de real contato com as operações matemáticas;
*Verificar através da resolução das questões propostas, a função do ábaco
na construção do raciocínio lógico matemático na criança;
*Registrar, no caderno, as operações realizadas.
Duração das atividades: Aproximadamente 180 minutos – Três atividades de 60
minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha construído o
conceito de número e de ábaco.
Estratégias e recursos da aula:
1ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Para a resolução das operações utilizando o ábaco,
nesse primeiro momento realizar as operações de adição sem reagrupamento, ou
seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos
para representar os dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o
ábaco B o número 24).
Exemplo da atividade com a operação 35 + 24:
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as
no caderno:
a) 31 + 14
b) 10 + 01
c) 22 + 17
2ª Atividade - aproximadamente 60 minutos
Realizar agora operações de subtração sem
reagrupamento, ou seja, não há reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança
deverá ter dois ábacos para representar os dois números na subtração, (ábaco A
representa o número 77 e o ábaco B representa o número 51).
Exemplo da atividade com a operação 77 – 51:
Em seguida, proponha mais operações,
registrando-as no caderno:
a) 68 - 14
b) 34 - 12
c) 53 – 11
3ª atividade - aproximadamente 60 minutos
Poderá ser proposto que os alunos realizem
operações de adição e de subtração com reagrupamento. No entanto, notará a
presença de um novo passo para a realização das operações. Cada criança deverá
ter dois ábacos para representar os números, tanto na adição quanto na
subtração.
Exemplo de adição com reagrupamento:
25 + 16 (um ábaco para representar o número 25 e
outro para representar o 16):
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as
no caderno:
a) 37 + 24
b) 68 + 15
c) 22 + 19
Exemplo de subtração com reagrupamento:
51 - 17 (um ábaco para representar o número o 51 e
outro para representar o número 17):
Em seguida, proponha mais operações, registrando-as
no caderno:
a) 62 - 19
b) 53 - 28
c) 44 – 39
Variação
da atividade ou atividade complementar: Identificar os números no ábaco e depois resolver
algumas situações problemas. Observe:
Qual é o número representado pelo ábaco: A: ____________
B: _____________ C: __________
Agora, utilizando o espaço abaixo para realizar as
operações, responda com muita atenção:
a. Some o número do ábaco A com o número do ábaco
C. O resultado será: _______
b. Subtraia o número do ábaco A com o número do
ábaco C. O resultado será: _____
c. Some o número do ábaco B com o número do ábaco
C. O resultado será: ______
d. Subtraia o número do ábaco B com o número do
ábaco C. O resultado será: ______
e. Some o número do ábaco B com o resultado do item
a. O resultado será: ______
f. Subtraia o número do ábaco B com o resultado do
item b. O resultado será: ______
Avaliação: Observar se os alunos aprenderam a estrutura do ábaco, bem como a forma
de realizar as operações, para isto verifique o processo realizado
pelas crianças para chegarem ao resultado. Uma maneira de avaliar é acompanhar
e registrar o processo, pois a partir das observações, poderá redirecionar o
trabalho e perceber os avanços e dificuldades da turma e fazer as adequações
metodológicas para uma melhor aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
- Autora: Mariane Éllen da Silva
- Imagens: Acervo da autora
- http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco – Acesso em 29/09/2012
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21281 – acesso em 01/10/2012
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