segunda-feira, 8 de outubro de 2012

APRENDENDO COM JOGOS - TRILHA



JUSTIFICATIVA
O jogo é uma importante metodologia de ensino na matemática e em todas as disciplinas escolares, e é uma forma lúdica e prazerosa de interagir com os alunos, obtendo nesta troca coletiva uma aprendizagem significativa e de sucesso.
Enquanto joga, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparação de quantidades, identificarem algarismos, adicionar pontos que fez durante o jogo, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.
“Definimos jogo pedagógico como aquele adotado intencionalmente de modo a permitir tanto o desenvolvimento de um conceito matemático novo como a aplicação de outro já dominado”. (MOURA, 1992, p.53)
Essa metodologia deve ser pensada, organizada e preparada antecipadamente, para que seus objetivos sejam plenamente alcançados e o desenvolvimento do aluno ocorra de forma integral, de modo a ser internalizado e compreendido pelo educando.

SEQUENCIA DIDÁTICA: APRENDENDO COM TRILHA NUMÉRICA
Etapa 01 – Inicialmente deverá ser analisado o conhecimento prévio do grupo com relação à sequência numérica de 0 a 100 e realizar três atividades deste conteúdo. Estas atividades serão fichas impressas para completar o quadro numérico.




Etapa 02 – Após a conclusão da etapa 01 a sequência ocorrerá com o aprendizado e desenvolvimento da quantificação, onde o aluno compreenderá e aperfeiçoará seu entendimento com relação a este conteúdo. Nesta etapa serão realizadas atividades com a árvore pedagógica e o dominó, cada atividade acontecerá duas vezes de forma alternada.

Etapa 03 – Nesta etapa será trabalhado o conceito de comparação de números maiores e menores. Para desenvolver este conteúdo, nesta sequência didática, os alunos farão uma atividade relacionada à comparação de quantidade, podendo ser feita também atividades de comparação utilizando dados, onde o aluno joga o dado duas vezes e relata qual foi o maior e o menor número obtido, a etapa com os dados será realizada somente se necessário e caso a atividade anterior não for suficiente para completo entendimento do conteúdo pelos alunos.




Etapa 04 – Depois de completados os três passos anteriores e os conteúdos fundamentais para a continuação da sequência didática forem absorvidos pelos alunos será confeccionado junto com os alunos uma trilha numérica de 0 a 100, aonde no passo-a-passo da confecção o professor vai relembrando as regras do jogo de trilha e construindo juntamente com os alunos regras novas.

Etapa 05 – Depois de confeccionado é só jogar, mas essa trilha tem um diferencial, ela tem uma roleta de operação e comparação que contém adição (+), subtração (-), maior (>) e menor (<). O aluno joga os dados e gira a roleta, o resultado da operação é a quantidade de casas que ele deve andar, quando cair nos sinais de maior e menor o aluno andará o resultado da comparação (exemplo: 5>3, ele anda o número maior que é 5).

TRILHA DAS OPERAÇÕES
Faixa Etária: 1º ano (sequência realizada no segundo semestre do ano)
Objetivo: Concretizar sequência numérica, desenvolver cálculo mental, estimular operações básicas (adição, subtração), aprimorar conceito comparação (mais e menos, maior e menor), incentivar o raciocínio lógico matemático.
Número de Participantes: 4 a 5 participantes
Materiais necessários: Trilha numérica, dois dados numéricos de 1 a 6, roleta de operação numérica e peões.
Regras: O primeiro jogador é escolhido tirando o maior número de pontos nos dados e o jogador seguinte é o que está a sua esquerda e assim sucessivamente.
Cada participante jogará na sua vez um dado numérico, girará a roleta de operação numérica e em seguida o outro dado numérico, o resultado obtido na operação entre os dados e a roleta é a quantidade de casas que o participante percorrerá.
Algumas casas na trilha têm regras, o participante que nelas parar deverá cumprir o que se pede.
Ganha o jogo quem chegar primeiro ao final da trilha.

Variações:
·        O jogo pode ser feito da forma tradicional, com apenas os dados numéricos.
·        Para faixa etária maior a roleta de operações pode ser feita com multiplicação e divisão.





BIBLIOGRAFIA
·http://pt.scribd.com/doc/54133664/Jogos-de-matematica - ACESSO EM 15/09/2012
·http://crismatematica.blogspot.com.br/2008/09/trilha-matemtica-portflio.html - ACESSO EM 18/09/2012
·http://marilda-cantinhodasatividades.blogspot.com.br/2012/01/complete-o-quadro-de-numeros.html - ACESSO EM 30/09/2012
·http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2010/01/atividades-igualdiferente-menosmais.html - ACESSO EM 25/09/2012
·http://www.somatematica.com.br – ACESSO EM 25/09/2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário