Os números estão
presentes em todos os momentos da vida, e eles são usados desde a infância,
partindo da forma mais simples e tendo seus conceitos e utilizações aprimoradas
conforme o desenvolvimento e crescimento da criança.
Utilizamos os
números constantemente no decorrer do dia, e o desenvolvimento da compreensão
numérica e raciocínio lógico matemático são de extrema importância, tanto
quanto aprender a ler e escrever.
O professor tem um
papel de grande importância nesse aprendizado, que no ambiente escolar
inicia-se na educação infantil, para que todas as etapas do desenvolvimento
ocorram de maneira prazerosa e principalmente eficaz, garantindo assim o êxito
na conquista do objetivo com relação ao desenvolvimento e conhecimento dos
números.
Com relação ao
aprendizado numérico no inicio do processo de construção e formação, o
professor é aquele que estimula o desenvolvimento e a percepção das crianças
com atividades e jogos diversificados, pois o aprendizado matemático vai muito
além do ensinar a contar, por isso, o Ministério da Educação diz que o
professor deve:
“[...] planejar pedagogicamente a educação infantil, elegendo conteúdos
a ensinar e suas didáticas, gerenciando o espaço escolar na educação infantil,
levando em conta o desenvolvimento e aprendizagem específicos nas faixas etárias
de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos” (MEC/SEMTEC, 2000, p. 73).
Os números estão
presentes na arte, nas músicas, nos jogos, nas histórias e nas brincadeiras, e
esse vasto material deve ser explorado pelo professor para aquisição do saber
do aluno, mas o professor precisa escolher a atividade com muito cuidado e de
acordo com a faixa etária e estágio em que a criança ou o grupo está inserido,
para que a atividade seja significativa e leve a absorção dos conhecimentos
almejados.
É necessário
ressaltar que o professor precisa levar em consideração, sempre, que as
crianças, em qualquer área que for trabalhada, tem diferentes conhecimentos
prévios, que devem ser abordados e estimulados para a partir daí ser trabalhado novos conteúdos,
e isso também acontece na matemática.
Sendo um professor
mediador de conhecimento, este não deve trabalhar os números de forma mecânica,
e sim estimular o pensamento, a solução de problemas e o entendimento do que é
e como funcionam os números, além de trabalhar o raciocínio lógico.
O professor é de
fundamental importância no aprendizado, no uso e na construção numérica das
crianças, mas para que isso ocorra de uma maneira coerente, ele precisa
promover atividades, jogos e brincadeiras diferenciadas e ser mediador entre o
objetivo do aprendizado e a aquisição pelas crianças, para que mais tarde elas
não tenham dificuldade para aprenderem conteúdos mais complexos.
BIBLIOGRAFIA
- ALMEIDA, THEODORA MARIA MENDES (coordenadora). Brincar Jogar Cantar e Contar. Editora Caramelo, 2004
- http://brincarebom.blogspot.com.br/2009/09/inserindo-matematica-na-educacao_19.html - acesso 24/08/2012
- http://eduq.wordpress.com/o-papel-do-professor/ - acesso 24/08/2012
- http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/8%20Ensinodecienciasnasseriesiniciais/Ensinodecienciasnasseriesinicias_Artigo5.pdf - acesso 26/08/2012
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