sábado, 22 de setembro de 2012

POEMA MATEMÁTICO


A MATEMÁTICA É TUDO

Num mundo de enigmas
Há mistérios a serem desvendados...
Somente um
olhar minucioso
Revela
a quantidade;
a distância;
o tempo;
as formas;
as cores;
que nos envolvem a cada instante
fazendo da vida
um cálculo constante... 

Irani Henriques

O PAPEL DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA



Os números estão presentes em todos os momentos da vida, e eles são usados desde a infância, partindo da forma mais simples e tendo seus conceitos e utilizações aprimoradas conforme o desenvolvimento e crescimento da criança.
Utilizamos os números constantemente no decorrer do dia, e o desenvolvimento da compreensão numérica e raciocínio lógico matemático são de extrema importância, tanto quanto aprender a ler e escrever.
O professor tem um papel de grande importância nesse aprendizado, que no ambiente escolar inicia-se na educação infantil, para que todas as etapas do desenvolvimento ocorram de maneira prazerosa e principalmente eficaz, garantindo assim o êxito na conquista do objetivo com relação ao desenvolvimento e conhecimento dos números.
Com relação ao aprendizado numérico no inicio do processo de construção e formação, o professor é aquele que estimula o desenvolvimento e a percepção das crianças com atividades e jogos diversificados, pois o aprendizado matemático vai muito além do ensinar a contar, por isso, o Ministério da Educação diz que o professor deve:

“[...] planejar pedagogicamente a educação infantil, elegendo conteúdos a ensinar e suas didáticas, gerenciando o espaço escolar na educação infantil, levando em conta o desenvolvimento e aprendizagem específicos nas faixas etárias de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos” (MEC/SEMTEC, 2000, p. 73).

Os números estão presentes na arte, nas músicas, nos jogos, nas histórias e nas brincadeiras, e esse vasto material deve ser explorado pelo professor para aquisição do saber do aluno, mas o professor precisa escolher a atividade com muito cuidado e de acordo com a faixa etária e estágio em que a criança ou o grupo está inserido, para que a atividade seja significativa e leve a absorção dos conhecimentos almejados.
É necessário ressaltar que o professor precisa levar em consideração, sempre, que as crianças, em qualquer área que for trabalhada, tem diferentes conhecimentos prévios, que devem ser abordados e estimulados para  a partir daí ser trabalhado novos conteúdos, e isso também acontece na matemática.
Sendo um professor mediador de conhecimento, este não deve trabalhar os números de forma mecânica, e sim estimular o pensamento, a solução de problemas e o entendimento do que é e como funcionam os números, além de trabalhar o raciocínio lógico.
O professor é de fundamental importância no aprendizado, no uso e na construção numérica das crianças, mas para que isso ocorra de uma maneira coerente, ele precisa promover atividades, jogos e brincadeiras diferenciadas e ser mediador entre o objetivo do aprendizado e a aquisição pelas crianças, para que mais tarde elas não tenham dificuldade para aprenderem conteúdos mais complexos.




BIBLIOGRAFIA